domingo, 19 de junho de 2011

Percepção Sensorial no Autismo e Síndrome de Asperger

Formato: Formação
Oradora : Olga Bogdashina
Data: 14 e 15 de Outubro de 2011
Local: Braga, a designar.
Horário: Ver programa do curso em www.aia.org.pt
Sinopse: A capacidade de perceber com precisão os estímulos do ambiente é fundamental para muitas áreas do funcionamento académico, social e comunicativo. Embora as pessoas com autismo vivam no mesmo mundo físico e lidem com a mesma “matéria prima” do mundo, a sua percepção é notavelmente diferente do de pessoas não-autistas. É amplamente reconhecido que as pessoas autistas têm experiências sensorias e perceptivas 'incomuns' que podem envolver hiper ou hipo sensibilidade e uma flutuação entre os diferentes "volumes" da percepção e da dificuldade em interpretar o sentido
Muitas vezes, ignorado por muitos profissionais, este é um dos principais problemas destacados pelos indivíduos autistas.
A formação é fundamental para pais, professores, educadores e todos os profissionais que trabalham com indivíduos autistas e aspergers, de forma a compreenderem plenamente as diferenças de percepção sensorial no autismo.

Preçário
:
Valores em Euros Até 15/9 // 15/9 – 30/09
Mod 1 -Associados e estudantes de licenciatura 60 // 85
Mod 2 - Parceiros e Estudante Pós Grau 70 // 100
Mod 3 - Profissionais e Público em Geral 80 // 115
*Para ter acesso à tradução em simultâneo p/ Português acresce 5€ pela utilização do equipamento. Os slides poderão ser seguidos em papel, traduzidos quer em português quer em castelhano.
NIB : O pagamento deve ser efectuado por cada modalidade dentro dos prazos estabelecidos acima e para a conta 0036 0101 9910 0052 9490 8 (AIA)

Inscrição:
Em www.aia.org.pt e no menu Olga Bogdashina, ou
Enviar e-mail p/ eventos@aia.org.pt com nome, profissão, telefone, e-mail (caso não seja o da inscrição), modalidade em que se inscreve e se necessita de serviços de tradução.
Telemóvel: 936859219

Sobre Olga Bogdashina:

Ph. D. em Linguística, MA Ed. em Autismo, MSc em Psicologia e MA em Métodos de Ensino
A Porf. Olga Bogdashina é uma consultora em Autismo e oradora convidada em Estudos Autistas. Tem trabalhado extensivamente no campo do autismo, como professora, oradora e pesquisadora, com particular interesse em problemas sensoriais / percepcionais e de comunicação no autismo.
Desde 1994 Olga é Presidente da Sociedade de Autismo (“do desespero à esperança”) e a directora do primeiro Centro de Dia para crianças autistas em Gorlovka, Ucrânia.
Olga ensina e participa em conferências no Reino Unido e na Europa.
Consultora Associada do ICEP Europa (Institut of Child Education and Psychology)
Conferências, Apresentações e Publicações
Fez mais de 120 apresentações em conferências e congressos na Europa.
Escreveu artigos (publicados em jornais Ingleses, Holandeses, Polacos e Italianos), material para conferências e capítulos de livros (Autism – The search for Coherence “Autismo – a procura da coerência” (2001), ed. Richer, J. & Coates, S.) e Approaches to Autism “Abordagens ao Autismo” (2007)
Os livros de Olga publicados reflectem o seu interesse específico na pesquisa do autismo:
- Sensory Perceptual Issuesin Autism and Asperger Syndrome (Questões Perceptuais e Sensoriais no Autismo e Síndrome de Asperger): experiências sensoriais diferentes – mundos perceptuais diferentes (2003), publicações Jessica Kingsley;
- Communication Issues in Autism: Do we speak the same language? (Questões de comunicação no Autismo: falaremos a mesma linguagem?) (2004) Publicações Jessica Kingsley;
- Theory of Mind and the Triad of Perspectiveson Autism and Aspeger Syndrome (Teoria da Mente e a Tríade de Perspectivas no Autismo e na Síndrome de Asperger) (2005) Publicações Jessica Kingsley;
- Autism and the Edges of the Known World: Sensitivities, Language and Constructed Reality(Autismo e as arestas do Mundo Conhecido: Sensibilidades, língua e Realidade Construída) (2010).
Alguns dos livros foram traduzidos para Holandês, Espanhol, Norueguês, Húngaro, Italiano, Sueco, Hebraico e Francês.
Olga tem um filho (23) com Autismo e uma filha (20) com Síndrome de Asperger.

Sem comentários:

Enviar um comentário