segunda-feira, 25 de julho de 2011

Sala Teacch no Centro Educativo Rio de Loba (Viseu)

O novo Centro Educativo de Rio de Loba (Viseu) acolherá uma SALA TEACCH, aumentando assim a oferta educativa no âmbito do ensino especializado.

O objectivo primordial deste novo equipamento é auxiliar as PESSOAS com autismo, no seu desenvolvimento, para que obtenham o máximo de autonomia na idade adulta.

O espaço será dotado de mobiliário específico, serão disponibilizados materiais adequados, cabendo à Tutela a afectação de docentes.

A sala é organizada de modo muito bem estruturado, em áreas a que correspondem actividades específicas.

Assim, por exemplo, na área de reunião serão implementadas estratégias e mobilizados recursos para o desenvolvimento da comunicação interpessoal e da interacção social; na área de ensino a criança é acompanhada na aquisição de competências, com uma intervenção determinante e destacada do docente; na área de trabalho individual motivam-se e incentivam-se os Alunos para realizarem tarefas de forma independente e autónoma.

Juntam-se, ainda, as áreas de trabalho de grupo e de transição, tendo, nesta última, os Alunos a percepção do programa de actividades.

A criação desta sala teacch (Treatment and Education of Autistic and related Communication Handicapped Children), constitui uma mais-valia na ampliação da oferta já existente, fazendo jus à Sociedade Inclusiva que a Câmara Municipal de Viseu vem materializando.

Fonte AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário