quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ensino Especial

A respeito dos cortes ao ensino especial e da actividade por mim proposta de enviarmos 10 mil mails para o Ministerio de Educação, todos devidamente assinados como protesto, um grupo de mães directamente prejudicadas com estas medidas criou este texto de protesto que coloco aqui para vossa opinião:

"Os Centros de Recursos para a inclusão (C.R.I.) apareceram há 3 anos, quando os alunos de necessidades educativas especiais foram integrados nas escolas, juntamente com as outras crianças pares.

As crianças com necessidades educativas especiais têm características específicas e exigem muito mais investimento técnico dos intervenientes. As terapias são indispensáveis ao seu desenvolvimento físico, intelectual e sensorial.

Neste sentido, foram criados os CRI - Centros de Recursos para a Inclusão, que têm a função de em paralelo com as escolas, desenvolver as capacidades das crianças com necessidades especiais.

Para o próximo ano lectivo, os centros CRI, vão ter as suas verbas cortadas pelo Ministério da Educação e, passarão assim a ter por Agrupamento, só um fisioterapeuta, dois terapeutas ocupacionais da fala e um psicólogo. De fora, ficam assistentes sociais, monitores e ainda os técnicos de psicomotricidade humana, que asseguram as outras necessidades, que os estabelecimentos de ensino poderiam solicitar às instituições privadas, nomeadamente: psicoterapia, musicoterapia, ou outras terapêuticas que envolvam expressões artísticas.

Esta redução de técnicos vai, de certo colocar em causa, o sucesso das crianças com necessidades educativas especiais, de atingirem os seus objectivos definidos.

Por termos consciência, que uma das principais funções do nosso estado, deve ser a educação, vimos por este meio, “gritar” que somos contra estas medidas a aplicar nos próximos anos lectivos".


Para mais informações:
Ana Paula
Tel: 933 611 361 933 611 361
e-mail: abril74@live.com.pt


Participar

Sem comentários:

Enviar um comentário