sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Acerca dos acontecimentos de Newtown


 Tome cuidado com a ligação entre  o Autismo e o massacre na escola dos Estados Unidos                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
Várias reportagens relataram que Adam Lanza, o jovem que matou 20 crianças e 6 adultos numa escola doas Estados Unidos na sexta-feira passada, tinha Síndroma de Asperger.
Apesar de não se ter verificado até agora que Lanza tivesse Síndroma de Asperger (uma perturbação do espetro do autismo), Autism-Europe avisa a comunidade em geral para ter cuidado e não fazer ligações  entre autismo e crime violento.
Nesta ocasião tragicamente triste, a Diretora de Autisme-Europe, Aurélie Baranger, expressa “a nossa profunda simpatia pelas vitimas do  massacre da Sandhook Elementary School, suas famílias e comunidade de Newtown, Connecticut”.
Ms Baranger explica que, “Devemos compreender esta tragédia como ato de um só indivíduo, não típico de uma pessoa com autismo”.
“Solicitamos à comunidade internacional, incluindo jornalistas e outros indivíduos, que evite tirar conclusões incorretas ou emitir juizos sobre as pessoas com autismo” continua Aurélie.
“Tal como o resto da sociedade, a grande maioria das pessoas com autismo é composta por cidadãos respeitadores da lei.” 
“As pessoas com autismo na Europa, nos Estados Unidos e no resto do mundo, já encontram muitas barreiras e discriminação. Adicionar estereótipos nos media somente leva a maior estigmatização e dificuldades para as pessoas com autismo.”
“Pedimos especialmente aos jornalistas que quando escreverem reportagens tenham muito cuidado em evitar estigmatizar as pessoas com autismo,” continua Ms Baranger.
O autismo atinge cerca de 1 pessoa em 150 na Europa. É uma deficiência que se prolonga ao longo da vida e afeta o desenvolvimento e o funcionamento do cérebro. As pessoas com autismo têm dificuldades de comunicação, interação social e muits vezes interesses restritos e comportamentos repetitivos. O autismo é uma perturbação do espetro o que quer dizer que os sintomas variam de indivíduo para indivíduo, desde o mais leve até ao mais atacado 1 Para saber mais informação sobre autismo, vá ao site: www.autismeurope.org
Para mais informação, por favor não hesite em contatar Aurelie Baranger, Directora de Autism-Europe: Tel: +32 (0)477 70 59 34 Email: aurelie.baranger@autism-europe.org

Sem comentários:

Enviar um comentário