Grupo de Pais
Objetivo: Lidar com crianças/jovens com autismo requer atenção constante. Estas crianças/jovens tendem a agir de maneiras inadequadas quando não estão a realizar tarefas/atividades. Quanto mais tempo se passa na companhia da criança/jovem, ensinando-a, melhores serão os resultados no seu comportamento. Os pais podem ajudar, conhecendo e aplicando princípios básicos sobre o comportamento e técnicas para lidar com seus filhos. A ajuda dos pais às crianças em situações do quotidiano tem como objetivo tornar os filhos mais independentes e a lidarem melhor com situações sociais e de relacionamento interpessoal. A família necessita, por vezes de uma reorientação ou auxílio na resolução no seu funcionamento.
METODOLOGIA: Utilização de métodos de Terapia Sistémica
A psicoterapia sistémica baseia-se na teoria do pensamento sistémico e entende que o indivíduo está imerso em relações e é constituído por estas relações. A família enquanto sistema tem a tendência a manter a estabilidade e a homeostasia, ou seja, o equilíbrio de papéis e funções entre todos os membros que compõem o sistema familiar.
As pessoas são produtos de seu contexto e os seus comportamentos influenciados pelas interações, principalmente com outros membros da família, mas também com as demais pessoas de seu convívio. Em qualquer relacionamento, o comportamento de uma pessoa está ligado ao da outra.
A complementaridade nos relacionamentos reforça a influência mútua que ambos sofrem. Outro conceito importante na teoria sistémica é o da causalidade circular, em que os factos, os acontecimentos e as características das pessoas não pertencem a uma relação causa-efeito, mas faz parte de circuitos de feedback contínuos e circulares. A causalidade circular sugere que os problemas são sustentados por uma série contínua de ações e reações e não por um facto isolado pelo qual existe um “culpado” responsável. O terapeuta vai além da “queixa” apresentada e entende que um sintoma pode possuir uma função estabilizadora na família e acabar por desviar o foco, deixando o problema que deve ser solucionado de lado.
POPULAÇÃO ALVO: Pais e família nuclear de crianças/jovens autistas.
VAGAS: O grupo de pais poderá ser formado com o máximo de 6 pais (12 pessoas), podendo-se formar vários grupos, dependendo do número de pais interessados. No que diz respeito à Terapia familiar, a intervenção é realizada nos indivíduos que constituem a família nuclear, ou seja, cada família é acompanhada individualmente.
DURAÇÃO/FREQUÊNCIA: Cada sessão de grupo de pais será de 1h50m, com a frequência de 1 vez por mês.
ORIENTAÇÃO: Dra. Sara Nascimento (Psicoterapeuta Familiar e Mestre em Psiquiatria e Saúde Mental)
1ª Sessão dia 23 de Janeiro ás 19h15 no Centro de Recursos na Rua Brito Capelo 223 Loja 37 em Matosinhos
Preço: Sessão de Terapia de Grupo - 20,00€ (Por casal)
Inscrições atraves do email: apee@apeeautismo.org.pt
Mais informação AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário