sexta-feira, 8 de junho de 2012

Autism in Pink – um novo projecto Europeu

Comunicado da Federação Portuguesa de Autismo:


Autism in Pink – um novo projecto Europeu

Autism In Pink é um projecto da União Europeia para desenvolver durante 2 anos no qual estão implicados 5 países europeus:Eslovénia e Reino Unido - NAS (coordenadores) e Portugal (FPDA), Espanha (Autismo Burgos) e Lituania.
O projecto é dedicado ao estudo das mulheres com autismo entre os 16 e os 40 anos.
O autismo é uma deficiência grave que atinge 1 pessoa em cada 100. Até aqui a investigação tem-se dedicado ao estudo dos homens pois a prevalência é de 1 mulher para 4 ou 5 homens. Atualmente há um maior reconhecimento dos problemas que enfrentam as raparigas, entre eles, a exclusão social, a vulnerabilidade, o estresse e as inadequadas terapias resultantes muitas vezes de diagnóstico errado.
Através deste projecto pretende-se compreender melhor as mulheres com autismo de modo a promover maior consciencialização nos países europeus e utilizar formas de tratamento mais adequadas. As raparigas com autismo terão assim uma melhor oportunidade de inclusão social.

O projecto começou agora com um encontro dos parceiros em Londres para discutirem as linhas orientadoras da investigação e a melhor forma de atuar.
Em Portugal é desenvolvido pela Federação Portuguesa de Autismo com 2 das suas federadas – APPDA-Lisboa e APPDA-Coimbra.


Lisboa, Maio de 2012             

Sem comentários:

Enviar um comentário