domingo, 23 de outubro de 2011

Autismo: Estratégias de aprendizagem em ambientes inclusivos

Formato: Acção de Formação (25h)
Oradora: Maria do Carmo Correia
Local: ESE Almeida Garrett - Lisboa
Data: 5, 12, 19 e 26/11 e 3/12
Horário: 14:00 às 19:00
Sinopse: Este Curso de Formação pretende responder a necessidades identificadas junto dos Educadores e Professores e que decorrem do seguinte:
• Existência de um novo enquadramento legal para a educação especial (Decreto Lei nº 3/2008) e que salienta, no seu preâmbulo, que “nos últimos anos, principalmente após a Declaração de Salamanca (1994), tem vindo a afirmar-se a noção de escola inclusiva, capaz de acolher e reter, no seu seio, grupos de crianças e jovens tradicionalmente excluídos. Esta noção, dada a sua dimensão eminentemente social, tem merecido o apoio generalizado de profissionais, da comunidade científica e de pais. A educação inclusiva visa a equidade educativa, sendo que por esta se entende a garantia de igualdade, quer no acesso quer nos resultados.
No quadro da equidade educativa, o sistema e as práticas educativas devem assegurar a gestão da diversidade da qual decorrem diferentes tipos de estratégias que permitam responder às necessidades educativas dos alunos. Deste modo, a escola inclusiva pressupõe individualização e personalização das estratégias educativas, enquanto método de prossecução do objetivo de promover competências universais que permitam a autonomia e o acesso à condução plena da cidadania por parte de todos. Todos os alunos têm necessidades educativas, trabalhadas no quadro da gestão da diversidade acima referida”.
• Dificuldade com que muitos professores e educadores se deparam na organização de contextos educativos que respondam ao funcionamento cognitivo e estilo de aprendizagem das crianças e jovens com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA);
• Necessidade de compreender as formas de intervir em Unidades de Ensino Estruturado enquanto recurso facilitador dos processos de Inclusão (Artigo 25º do Decreto Lei nº 3/2008);
• Necessidade de atualização e aprofundamento de conhecimentos sobre a problemática do Autismo;
Custo: 2 propinas de 65€
Inscrições: Inscrição em formulário próprio para o efeito ou on-line em www.eseag.pt Pagamento de duas propinas no valor de 65€ cada, sendo a 1ª efetuada no ato de inscrição e a 2ª no 1º dia de realização da ação.
O preenchimento das vagas é feito por ordem cronológica do pagamento da 1ª propina.
Organização: ESE Almeida Garret
Outras informações:
Releva para os efeitos previstos no artigo 5º do RJFCP; Releva para efeitos da aplicação do nº 3 do artigo 14º do RJFCP (2/3 da Formação Específica)
Contactos: Maria José Serrano
Diretora do Gabinete de Formação
ESE Almeida Garrett
Grupo Lusófona / Construir Futuro
Tel. 21 8862042 ext. 4114
Palácio de Santa Helena
Largo do Sequeira, nº 7
1100-587 Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário