segunda-feira, 5 de março de 2012

Lançamento de Manual de intervenção prático


Título: As Perturbações do Espectro do Autismo - Manual de intervenção prático

Sinopse: Este livro é o resultado de muitos anos de trabalho e onde damos a conhecer o nosso Programa Integrado Para o Autismo (PIPA).

Tem por objetivo partilhar o conhecimento teórico e prático sobre as PEA e a sua intervenção, dando a conhecer as diversas atividades construídas e adaptadas para as várias crianças que já passaram pelo nosso programa PIPA (Programa Integrado Para o Autismo) que tem vindo a ser desenvolvido com sucesso pelo Centro de Desenvolvimento Infantil Logicamentes.

A nossa equipa é constituída por Pediatras do Neurodesenvolvimento, Psicólogos, Terapeutas da fala e Psicomotricistas.

Pretende-se que tanto os profissionais de saúde e terapeutas, como os educadores, professores e pais, compreendam a necessidade de os materiais terem de ser construídos à medida de cada criança para que, em cada etapa do desenvolvimento, seja feita a estimulação correta. Esta individualização permite que a criança com PEA possa evoluir e desenvolver-se de forma mais ajustada, conseguindo fazer as aprendizagens de modo a ter a autonomia e integração social e profissional na sociedade.

Um especial agradecimento a todas as famílias que nos ajudaram e permitiram o uso das suas imagens.

Data de lançamento: A divulgar em breve.

Cláudia Bandeira de Lima

Psicóloga Clínica e do Neurodesenvolvimento no Centro de Desenvolvimento Infantil LógicaMentes; Diretora Clínica do LógicaMentes; Psicóloga na Unidade de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria; Doutoranda pela Universidade de Lisboa (Faculdades de Medicina e de Letras) com projeto de investigação sobre Comunicação e Linguagem nas Perturbações do Espectro do Autismo; Experiência nas Perturbações do Espectro do Autismo e em Sistemas de Comunicação Aumentativa; Especialização na Metodologia TEACCH, Universidade da Carolina do Norte (EUA) – Division TEACCH.


Co-autores: equipa constituída por 3 pediatras do Neurodesenvolvimento do Logicamentes (com larga experiência adquirida no Hospital de Santa Maria - CHLN onde foi feita a implementação do primeiro centro de desenvolvimento em Portugal) e por uma Geneticista.

Dra Fernanda Torgal
Dra Rosa Gouveia
Dra Pilar Levy
Dra Catarina Nascimento

Contactos:
LógicaMentes - Centro de Desenvolvimento Infantil
Roentgen nº 7F, 1600 - 757 Telheiras
T 217 159 516 M 916 290 000

www.logicamentes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário