sexta-feira, 9 de março de 2012

Nature4All








Cada vez mais é importante aprendermos a respeitar a natureza. No entanto, este respeito deve resultar de um processo de sensibilização em que todos devemos estar envolvidos.
Um dos caminhos a seguir passa pelo contacto com os elementos da natureza e pela perceção da forma como influenciam o nosso quotidiano. Este percurso faz-se desde a experiência mais simples à mais complexa e acompanhada.

Assim, o projeto Nature4all nasce da vontade de levar a natureza a todos, sem exceção.
Nesta medida, porque apenas cuidamos daquilo que conhecemos, o processo de sensibilização passa por experienciar a natureza de forma contínua.
Além do conhecimento e sensibilização, tem sido reconhecido que o contacto com a natureza pode benefícios para quem o experiencia. De tal forma que este processo pode ser enquadrado como uma terapia.
Desta forma, o projeto Nature4all pretende aliar a sensibilização para a natureza com os benefícios terapêuticos que o contacto com esta possa trazer a crianças e jovens com autismo. No âmbito destes benefícios destacam-se

i) encorajar o desenvolvimento humano;

ii) fonte de relaxamento e alívio do stress;

iii) experiência abrangente a nível sensorial;

iv) promoção de grandes variedades de tarefas;

v) estabelecer motivação associada a um objetivo predefinido e ;

vi) aumento da autoestima.

Alguns destes benefícios também podem ser sentidos pelos pais e educadores, pelo que este projeto assenta também em atividades conjuntas entre pais e filhos/educadores e educandos.


É sobre este projecto que vai incidir a próxima reunião de partilha de 9/3. O objectivo é debater o projecto, antecipar dificuldades, discutir metodologias e definir objectivos conjuntos.


Para mais informações contactar a apeeautismo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário