quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dr. Almeida Gonçalves



Faleceu recentemente (Setembro passado)o Dr. Almeida Gonçalves, médico dermatologista responsável por se começar a falar de autismo em Portugal, criando a primeira associação (Lisboa em 1971)exclusiva para o atendimento a autistas.

Um texto elaborado para noticiar a homenagem em 2008 na APPDA-Lisboa.
"O significado do que é o AUTISMO em Portugal e a existência das APPDA´s deve-se à persistência e incansável busca deste médico dermatologista, que abnegou muito do seu tempo e dinheiro para esta causa.
No final da década de sessenta do século passado, o Dr. Almeida Gonçalves tentou, em vão, junto dos especialistas portugueses, encontrar uma explicação convincente para o comportamento do seu filho Luís, então um menino.
Inconformado, partiu para Inglaterra na expectativa de saber algo mais sobre o que tinha o Luís. Ficou a saber que ele “era autista”. Disseram-lhe o que isso significava. Pensou no futuro dos meninos como o dele que, certamente, existiriam em Portugal e foi o impulsionador em 1971 da Associação Portuguesa para Protecção à Criança Autista, posteriormente Associação Portuguesa para a Protecção aos Deficientes Autistas e actualmente às várias Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.
Com o contacto estabelecido com Lorna Wing, e posteriormente as suas orientações, forneceu à classe médica da altura toda a informação que 20 anos antes Kanner já tinha descoberto."

Em Maio deste ano foi homeganeado em Santarém. Realçamos:
"Almeida Gonçalves percurso de vida José Carlos d’Almeida Gonçalves nasceu em 1929 no Vale de Santarém. Naquele tempo, as suas férias grandes, muitolongas, eram passadas inteiramente nesta localidade. (...)
O seu filho Luís sofre do sindroma “autismo precoce infantil”. Como não havia qualquer conhecimento desta doença em Portugal,foi forçado a estudar para conseguir o seu diagnóstico. Na ausência de assistência para estes doentes, criou a “Associação Portuguesa paraProtecção das Crianças Autistas”, em 1971, bem como a primeira Escola especializada no seu tratamento. Quer uma quer outra foram asprimeiras da Península Ibérica. Fez as duas primeiras conferências médicas sobre esta matéria, em Portugal (1971/2). (...)
Tem numerosos artigos publicados, cerca de 40, quase todos em inglês, sendo citado em artigos e livros estrangeiros, sobretudonorte-americanos e argentinos. Escreveu dois capítulos para livro editado em Viena, Áustria, em 2001. Foi convidado, em anos sucessivos, para conferências em vários países da América Latina, onde o seu trabalho é muito conhecidoe apreciado (mais do que em Portugal). As visitas só foram interrompidas por motivo de doença, há quatro anos. Criou a nova técnica “Criocirurgia Fraccionada” enquanto médico do Hospital Distrital de Santarém, cujo artigo, publicado em 2009,em revista americana foi considerado um dos 10 melhores do Mundo nos últimos dois anos, na área da criocirurgia. Jubilado aos 70 anos, foi Consultor do Hospital em tempo parcial, durante 7 anos até a doença forçar a sua interrupção. Não só a música foi importante na sua vida, tendo sido sempre amante de literatura e artes plásticas. Recentemente colaborouna organização do “Estúdio Sérgio Eloy”, no Vale de Santarém, onde pequena parte da sua obra está em exposição permanente (as visitasdo Estúdio são marcadas pelo telefone 243 769 380). Este, artista, de qualidade superlativa, foi o primeiro fotógrafo português a criar a fotografia abstracta.

1 comentário:

  1. ACHEI MUITO IMPORTANTE ESSA MATÉRIA MORA EM GOIANIA GOIAS BRASIL TENHO AMIGOS EM PORTUGAL QUE TEM FILHOS COM ESSA DOENÇA AUTISMO TEM CURA AKI NESSA MATÉRIA NÃO FALA SE ALGUÉM SABE ME RESPONDE ESSE MEDICO ENCONTROU A CURA PARA SEU FILHO ?

    ResponderEliminar